quarta-feira, 19 de julho de 2017

Yosemite Park, um dos mais belos parques do mundo!!!!

Este post seria para falar um pouco do Parque e deixar um roteiro de dois dias. Mas ele se tornou uma compilação de perguntas frequentes. O Yosemite foi a razão de escolher a Califórnia como destino e sem dúvidas, a melhor opção. Um parque que nos deixa sem palavras. A melhor maneira de você tentar entender o Yosemite é olhando os mapas, e aqui você vai encontrar vários, se desejar pode baixar em seu celular. No próximo post eu vou colocar um tantão de fotos, só pra mostrar que eu não estou exagerando que este parque é lindo, rsrs.



1. Onde fica?

No estado da Califórnia, Estados Unidos, na região de Serra Nevada. Possui 3.081 km² e abrange os condados de Mariposa e Toulumme. Devido a sua grande biodiversidade foi eleito em 1984 como Patrimônio Mundial.

2. Como chegar?

Depende do seu ponto de partida. Seguem alguns exemplos:







E este foi nosso roteiro:



Para saber mais infos sobre cada trajeto, basta clicar na setinha antes do título do mapa 😉

É importante ficar atento ao período de viagem pois muitas estradas ficam fechadas por conta da neve (Novembro a Maio). Mais adiante, neste post, eu deixo uma lista de mapas e infos do site do Parque Yosemite que te ajudarão a planejar o roteiro.

3. Quantas entradas tem o Parque?

Primeiro, vamos ao preço: 30 dólares por carro, e você tem direito a várias entradas dentro de 7 dias.
Se você vai visitar vários parques nos EUA é melhor comprar um passe anual de 80 dólares. Se você tem conhecidos ou parentes que moram dentro do parque, não paga nada ( nosso caso, rsrs).

E abaixo você tem o mapa das 4 entradas do Parque:


Algumas entradas ficam fechadas por conta da neve, por isso sempre consulte o site do Parque.

E deixo aqui meu incentivo para que você se hospede em Oakhurst e entre pela Wawona Road. Qual a vantagem de entrar por Wawona? Por causa disto:




4. Devo fazer bate volta saindo de São Francisco?

Nunca! Por favor, não faça isso ...

5. Quantidade mínima de dias?

Dois dias inteiros. No primeiro, você pode optar por conhecer as atrações que estão ao longo do Yosemite Valley. No segundo dia, você escolhe uma trilha de acordo com sua capacidade física. Uma bem bacana é a Vernal Fall, é fantástica!

6. Tem internet no Parque?

Graças a Deus sinal de internet é bem ruim. Nas hospedagem pega bem, mas no Parque em geral é bem fraco. 🙏🙏🙏
Saia do virtual e curta o real!!😉

7. Onde se hospedar ?

Ao fazer minhas pesquisas encontrei as seguintes opções:

Fora do Parque

Oakhurst

O mais barato e mais próximo: Yosemite Bug Hostel em Midpines
O Hostel em Groveland é barato também, mas considero longe.

Se hospedar em Oakhurst é bom, permite entrar pela Wawona Road (Highway 41) e eu já contei lá em cima porque é muito massa entrar por esta estrada. Se eu fosse novamente ao Yosemite, me hospedaria em Oakhurst.

Dentro do Parque

No Vale de Yosemite ou Yosemite West, as hospedagens são caras e muito requisitadas, por isso é importante reservar com uns 5-6 meses de antecedência. Em minha opinião, esta seria a melhor localização para quem está sem carro e tem poucos dias:

Acampamentos  e cabanas - muito utilizados por família e são organizados.
Half Dome Village
Camp 4 
Housekeeping Camp

Hotéis
The Majestic
Yosemite Valley Lodge
Big Trees Lodge (em Wawona)

Casas de temporada em Yosemite West clique aqui.

Neste link você encontra mais opções e detalhes sobre cada tipo de hospedagem e localização, clique aqui.

8. Vale a pena pagar mais caro pra se hospedar dentro do Parque ou é melhor alugar um carro e se hospedar fora?

Olha, depende da sua disposição física e financeira. A hospedagem mais "barata" dentro do Parque é perfeita em termos de localização. Em termos de estrutura, é bem simples, são cabanas de lona com estrutura de ferro. Cuidado com os ursos e leve seu repelente, rsrs.

Mas ficar hospedado fora, não é ruim se você estiver motorizado. Basta acordar mais cedo e chegar na portaria do Parque antes das 9h, pra evitar pegar filas.

9. Qual a melhor época?

Meados da Primavera (Maio e Junho). As cachoeiras são formadas pelo degelo, então é na Primavera que elas estão belas e charmosas e o clima bem mais agradável.

Foi a primeira vez que visitei o Parque, mas lendo outros relatos, percebi que:
- o Inverno é atraente, porém limita e muito a visitação. Há estradas fechadas. Dirigir na neve será um desafio. Para quem não suporta o frio, não vale a pena ir;
- o Verão é muito quente e o movimento intenso. As coisas são mais caras. Tudo fica lotado rápido. Estacionar é um suplício e caminhar não tem tanto prazer e as quedas d'água não tem tanta beleza;
- o Outono já é mais agradável o clima e a paisagem cheia de cores, porém as cachoeiras não estão tão bonitas e os rios secam.

10. Se em algumas estações estradas são fechadas quais as opções?

O melhor é acessar o site da empresa que cuida do sistema de rodovias da Califórnia, a Calitrans, e ter informações atualizadas.

11. Mas eu quero saber como são as trilhas, tem algum material no site do Parque?

E se você quiser vídeos no YouTube, pesquise as seguintes trilhas:
Trilha do Half Dome
Trilha do Glacier Point
Trilha da Vernal Fall
Trilha do Miror Lake

12. Tem posto de gasolina dentro do Parque?

Tem sim, mas a o preço é lá nas alturas. Vi o galão custando 4,10 dólares, enquanto que fora, encontramos por 2,69- 3,10 dólares. Abasteça fora do parque, pois o combustível nos Eua rende, não parece a água que usamos aqui no Brasil, rsrs.



13. Quais as peculiaridades do Yosemite?

Yosemite Firefall- fenômeno raro e fascinante, só ocorre durante duas semanas no mês de fevereiro. Com duas condições: desde que o céu esteja aberto e sem nuvens, e que as belas cascatas não estejam congeladas.

Observar o pôr do sol no Glacier Point e numa época específica, ver chuvas de estrelas.

14. O Yosemite combina com quais outras atrações da Califórnia?

Pela "proximidade" com o Lake Tahoe, Mammoth Lake e São Francisco.

15. Quais blogs/sites podem me ajudar a montar meu roteiro?

Ideias na Mala - Guia completo do Yosemite
Tô Pensando em Viajar- Yosemite no Inverno
Trilhas e Cantos - 2 dias em Yosemite incluindo a Tioga Pass Road
Descansa na Volta - entrando por Big Oak dia 1 e dia 2
Todo esse material é específico do Yosemite Park, assim leia com calma.


A Califórnia sem dúvidas é um estado que deixa qualquer viagem doidinho na hora de montar roteiros. É muita coisa linda para pouco tempo ou pouco dinheiro, mas algo que aprendi na prática é que a quantidade pode comprometer a qualidade da sua viagem. Priorize o que você quer ver e infelizmente, elimine algumas atrações. Por exemplo: havia reservado uma noite em Monterey, mas durante a viagem, acrescentei mais um pernoite nesta cidade para fazer com tranquilidade a Highway 1, e cancelei a ida ao Lake Tahoe, pois o Yosemite precisava ser visitado com mais tempo. Foi a melhor coisa que fiz!

Viagem feita 01 de Junho de 2017 (Primavera).

Durante toda viagem usei o chip da T Mobile vendido através da Easysim4U que ganhei de cortesia e funcionou perfeitamente bem durante os15 dias no EUA. Se você deseja comprar o chip, acesse este link que eu ganho uma comissão.

Veja outros posts desta viagem:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...