quinta-feira, 15 de junho de 2017

Planejamento de viagem para Estados Unidos

Como planejar uma viagem aos Estados Unidos? Talvez esta seja a primeira pergunta que nos fazemos quando temos a oportunidade de conhecer este país. E uma viagem internacional requer planejamento bem antecipado, principalmente se seus recursos financeiros são limitados para esta empreitada. Aqui seguem algumas dicas, espero que sejam úteis.




Juntar dinheiro

Isso é muito importante, então eu sempre coloco em mente que preciso deixar de fazer algo para juntar dinheiro para viajar. Deixo de fazer coisas que considero sem importância para ter dinheiro para fazer passeios. Nesta viagem eu reservei uns 6 mil reais o que incluiu passagens ( mesmo que tenha sido milhas) e gastos com hospedagens, transporte, alimentação e compras para uma viagem de 15 dias. 

Aqui na Bahia, fazemos caixinha que seria um tipo de consórcio, mas bem informal com parentes ou colegas de trabalho. Cada um vai contribuir com o determinado valor durante x meses e a cada mês uma pessoa recebe o montante. Reservo também uma parte do meu salário para colocar na poupança (tudo bem que o rendimento é pouco). 

Para passagens aéreas, fiz cadastro no Programa Smile da Gol pagando 150 reais/mês acumulando 5 mil milhas/ mês. Aproveitei algumas promoções de compra de milhas por até 10 reais. Enfim, acumulei 90 mil milhas ao longo de 2 anos e comprei as passagens. Ou seja, pesquise e veja quais os programas de milhas se adaptam a sua necessidade e se vale a pena participar deles.

Mas tenha sempre em mente, para realizar seus objetivos você precisa de foco, determinação e saber que não dá para abraçar o mundo. 


Passaporte

Não confunda passaporte com Visto Americano, vou falar deste mais adiante. O passaporte é documento obrigatório para a maioria dos destinos internacionais. Para fazê-lo, acesse o site da Polícia Federal e veja as instruções e os valores a pagar. É simples e rápido. Em Salvador, você tira nos Sac's através de agendamento.

Visto Americano

Este é o mais temível, mas adianto que não é esse bicho de sete cabeça. Se tiver receio, contrate uma agência consular e ela te dará a consultoria. Fiz o meu em Fevereiro/2017 com assessoria da Vistos On Line que me cobrou 160 reais pelo serviço. Embora estava bem ansiosa e nervosa, foi tudo muito tranquilo e rápido. Clique aqui para saber como ocorreu a entrevista, a  chegada do passaporte e outros detalhes.

Certificado Internacional de Vacinação

Se o seu vôo passa pelo Panamá e você precisa sair e entrar do Aeroporto, você vai precisar deste cartão. Se houver dúvidas se é conexão ou escala, previna-se, faça seu cartão. É grátis! E o passo a passo para você tirar é o seguinte:
  1. tomar a vacina da febre amarela;
  2. ter a vacina anotada em seu cartão de vacinação, lote e validade legível;
  3. preencher o seu cadastro no site do Ministério da Saúde;
  4. levar o cartão de vacina ao posto da Anvisa que emite o cartão internacional. Clique aqui para ver os endereços dos postos que emitem o Certificado;
Este cartão será solicitado na hora do check in, se você não estiver com ele, nem embarca.


Documentos para Imigração

Ter em mãos todos os documentos que comprovem sua  intenção em visitar os Estados Unidos. Os mesmo que são solicitados para os países da Europa. Exemplo: reservas de hotel, extrato bancário, reservas de shows, carteira de trabalho, se for casa de amigos tenha o endereço completo, etc. Deixe tudo numa pasta separada para facilitar a apresentação. Se você não sabe falar o idioma inglês, fique calmo, eles solicitam um tradutor.

Em meu caso, a  entrada foi por Los Angeles e o agente de imigração fez as seguintes perguntas: qual o propósito da viagem, quanto tempo levaria e pediu para ver o bilhete da passagem. Rápido, simples e direto.

Aluguel de carro

Você pode fazer diretamente com as locadoras ou através de sites agregadores como: RentalsCars e RentCar.

Para saber quais as locadores disponíveis em algum estado dos Estados Unidos, confira o site do Aeroporto da cidade e vá no link Rental Car. Por exemplo, consultei o site do Aeroporto de Los Angeles (LAX) e lá encontrei as seguintes empresas:
Advantagewww.advantage.com
Alamo www.alamo.com
Avis www.avis.com
Budget www.budget.com
Dollar www.dollar.com
Enterprise www.enterprise.com
Fox www.foxrentacar.com
Hertz www.hertz.com
Midway www.midwaycarrental.com
National www.nationalcar.com
Payless www.paylesscar.com
Sixt www.sixt.com
Thrifty www.thrifty.com

fui pesquisando cada uma para ver a que melhor se adaptava às minhas necessidades e escolhi a Dollar. Geralmente para locações em que você precisa devolver o carro em outra cidade, você deve colocar o nome do Aeroporto como o ponto de retirada, se você colocar outra loja dentro da cidade, talvez não apareça a opção de devolver em outro local.

Outra coisa importante: o valor que vai ser bloqueado em seu cartão é um pouco mais que o valor total da locação, que por sua vez, será quase o dobro do que você viu na internet ao fazer a reserva. Como exemplo:nossa reserva deu 300 dólares para 7 dias de locação, depois de colocar seguros e outras bestagens, terminou em 664 dólares, o valor bloqueado no cartão foi de 764 dólares.

PID - Permissão Internacional para Dirigir

Este documento é expedido pelos Detran's. É uma tradução da sua carteira de motorista em vários idiomas.

Para saber qual o procedimento da emissão, veja no site do Detran do seu Estado. O valor varia de estado para estado que via de 150 reais a 612 reais, como é o caso do Detran Bahia. Sendo assim, não fiz esta carteira, devido ao alto custo e pelo fato da CNH brasileira ser comumente aceita nos Estados Unidos, inclusive nas blitz policiais. Aliás, esta seria a finalidade da PID: ser apresentada a um policial em outro país em que não se fala português. Para as locadoras, pouco importa a PID, elas querem o lucro da locação.

E por incrível que pareça, apresentei minha carteira de motorista como documento de identificação muito mais que o passaporte em vários estabelecimentos.

Malas

A sugestão que dou não é só pros EUA, mas pra viagens internacionais: levar uma mala média que caiba pouco peso e que seja resistente. A minha é uma Samsonite e tem uns 3 anos. Viajo pouco com ela, no máximo 2 vezes ao ano e ela tem se comportado muito bem apesar das agressões que tem sofrido nas idas e vindas, rsrs.

Mas se o seu objetivo é comprar, aí já sabe né ... rsrs. Minha amiga levou uma mala dentro da outra.

E por falar em compras ...

Compras

Sou a pessoa mais desinformada sobre isso. Tudo bem que fui a alguns outlet ( Woodbury próximo a Nova York e um outro em Fresno, não lembro o nome), mas para mim, que não faço questão de marca, não compro muita roupa, sou mão de vaca, não vi coisas tããão em conta como a galera conta.

Uma coisa eu te garanto: vale muito mais você gastar em experiências a gastar comprando algo material que logo logo pode se acabar.

Bom, minha opinião...

Clique neste post do Viaje na Viagem para encontrar os outlets de Nova York e arredores.

Lugares em que achei coisas em conta e comprei:

Ross Dres for Less em Los Angeles
Target e Best Buy para eletrônicos
Marshals loja de departamentos
Walmart rede de supermercado e farmácia com produtos beemmm baratos
e as farmácias CVS e Walgreens
e a loja da Victoria Secret´s do aeroporto JFK de Nova York com uma baita promoção.

Vôos e conexões 

- te digo que esta é a pior parte da viagem. Pra você ver que eu não tô exagerando: de Salvador/ São Paulo ( via Gol, 2h de vôo, conexão de 4h), São Paulo / Panama ( via Copa Airlines, 5h de vôo, conexão de 10h), Panamá / Los Angeles ( via Copa, 5h de vôo ), São Francisco / Nova York ( via Virgin America, vôo direto de 6h), Nova York /São Paulo ( via Delta, 10h de vôo, 3h de conexão ), Sao Paulo/ Salvador ( via Gol , vôo de 2h). Resultado: simplesmente acabada, rsrs ;

- a Virgin America apenas oferece água para um vôo de 6h ( Sfo/NY ). Isso mesmo, apenas Água de graça. Um passageiro passou mal, deve ter sido de fome... Paga se 25 dolares por mala despachada ... a Gol subiu no meu conceito, é maravilhosa;

- atrasos são muito comuns nos aeros dos EUA. No aeroporto JFK de NY, éramos o 12° avião para decolar, isso mesmo,11 aviões em nossa frente. No Panamá, eramos o 7°... São 2 minutos pra cada um... no aero de São Francisco, decolam 2 aviões por vez . Isso mesmo, sobem 2 aviões de uma vez 😲😲

- assim, viaje leve, confortável. Parece exagero, mas viajar de ônibus é melhor que de avião .... assim, se você puder pegar um vôo direto, pegue. E se puder pagar por uma classe executiva, pague ... para mim, viajar de avião tem se tornado estressante e cansativo.

Roupas

Considere a estação que você vai e pesquise quais as roupas apropriadas. Fui em Maio ( Primavera). Durante o dia, muito calor tanto na Califórnia como em Nova York, mas a noite fazia um frio moderado. Uma semana depois que sair do Park de Yosemite, nevou!

Reserva de hospedagens

Para reservar e pesquisar preços, verifiquei o Booking e Trivago. No final, venceu o Booking, rsrs.
Sempre leio as avaliações dos hóspedes, é fundamental para evitar algumas surpresas.

Seguem as hospedagens:
Los Angeles - Hollywood Hostel. Excelente! Perto das principais atrações de Hollywood. Longe da praia, mas o transporte público ajuda.
Monterey- Ramada hotel. Outra excelente opção por um preço justo.
Yosemite - Yosemite Bug Hostel, bom e o mais barato "próximo" ao parque.
São Francisco -  Music City Hostel ( Encore Express), só serve para 1 ou 2 noites.

Depois eu escrevo em detalhes sobre eles. Se você fizer reservas através dos links acima, eu ganho uma comissão.Muito obrigada!

Seguro de viagem

É algo obrigatório para viagens internacionais. Fiz com uma amiga que trabalha em agências de viagens, mas você tem várias opções pela internet e não é caro. Seguem:

Moedas 

Sempre utilizo a Confidence Câmbio. Mas tenho uma consideração a fazer para que você preste atenção na hora de fazer câmbio:
- verifique se o valor informado já tem IOF;
- na compra de papel moeda, cobra-se 1,10% de IOF;
- já na recarga de cartão pré pago, cobra-se 6,38%;
- ou seja, o melhor é levar mais dinheiro em espécie do que no cartão;
- uma baixa contínua do dólar significa que ele vai subir com força. Tudo ia bem com o dólar até o presidente da JBS jogar a merda no ventilador e revelar a gravação com o presidente Temer, rsrs;

Clique aqui para ver quais as casas de câmbio em Salvador.

Internet e chip para ligações

Recebi como cortesia um chip da Easysim4u que funcionou perfeitamente.
Viajar sem internet não dá. Precisamos dela pra quase tudo, principalmente se vamos dirigir, pesquisar roteiros, trajetos de trem, ônibus, etc. É imprescindível. E é super prático de usar, basta colocar o chip em seu celular ou tablet antes de chegar ao destino, ainda no avião. Pronto, ele vai funcionar!

Caso deseje comprar o chip, utilize este link, pois eu ganho comissão. Obrigada, de nada!

Grupos do Facebook

Você pode ter certa aversão a tecnologia e não gostar do Facebook e outras redes sociais, mas use estas ferramentas ao seu favor, para tirar dúvidas, ver novidades, descobrir roteiro e etc. Faça perguntas específicas e objetivas. Grupos que recomendo:


Use, participe e depois agradeça!

E por fim, consulte os Blogs

Nós brasileiros não gostamos de ler, e por causa deste mau hábito perdemos muita informação o que nos leva a perder tempo e dinheiro quando viajamos. Tenha certeza que muitas dúvidas são sanadas quando você busca informação, quando você ler. Alguns blogs que consultei e recomendo:

Aprendiz de Viajante - tudo sobre os Estados Unidos
Trilhas e Cantos - como visitar o Yosemite Park
Acontece no Vale - tudo sobre São Francisco
Ideias na Mala - tudo sobre São Francisco
Viajonários - tudo sobre São Francisco
Descansa na Volta - Roteiro por Los Angeles
Blog Vumbora - Roteiro pelo Central Park
Vivendo nos EUA - transporte e atrações em Los Angeles

Boa viagem e espero ter ajudado!

Abaixo você encontra uma tabela em dois formatos simples para você controlar os custos da sua viagem. Se desejar, poderá modificar e deixar do seu jeito.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...