City Tour Histórico em Salvador com a Tours Bahia

Se você tem apenas um dia em Salvador, uma visita guiada é uma boa opção pois te ajuda a conhecer o básico da cidade sem perder tempo. E o que não pode ficar de fora é um passeio pela parte histórica da cidade caminhando pelas ruas do Pelourinho.

o que ver em salvador
Largo do Cruzeiro do São Francisco, ao fundo a Catedral da Sé

O roteiro de um dia em Salvador pelo Centro Histórico contempla os seguintes lugares:


Na Praça Municipal encontramos o famoso Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo. Construído pela família Lacerda e inaugurado em 1873. Primeiro, recebeu o nome de Parafuso e depois Elevador Lacerda e na reforma de 1930 recebe a arquitetura art decó. Possui 72 metros de altura. Hoje, sua função é ligar a parte alta e baixa da cidade. Milhares de pessoas utilizam este transporte diariamente. Valor da passagem : 15 centavos.

o que ver em salvador

Ao lado do Elevador, temos o Palácio Rio Branco que é muito lindo e oferece uma vista belíssima da Baía de Todos os Santos. Já falei dele aqui. Em seu interior, encontramos pinturas bem conservadas do italiano Filinto Santoro, obras de Julio Conti, esculturas e mobiliário antigo. Os governadores despachavam daqui do Palácio que já recebeu até Dom Pedro II. 

o que ver em salvador
Praça Municipal e Palácio Rio Branco

             o que ver em salvador

Em frente ao Elevador, temos a Câmara Municipal, antes Câmara e cadeia da cidade. No subterrâneo, ficavam os presos e em cima, os vereadores. Já foi até um açougue. Após 1889, a Câmara passa a ter funções legislativas, pois antes o poder estava concentrado nas mãos do rei. 


camara municipal

Acerca da Praça Municipal, ou Praça Tomé de Souza, temos uma interessante descrição de Gabriel Soares de Souza na década de 80 do Século XVI que diz:

“Está no meio da cidade, uma honesta praça em que se correm touros, quando convém, em qual estão, da banda sul umas nobres casas, em que agasalham os governadores, e, da banda norte tem as casas do negócio da Fazenda, alfândega e armazéns; e, da parte leste, tem a Casa da Câmara e Cadeia e as outras casas de moradores, com que fica esta praça em quadro e o pelourinho no meio, Dela, a qual, da banda do poente está desabafada, com grande vista sobre o mar;..."

o que ver em salvador praça municipal

Nesta Praça temos a Sorveteria A Cubana que é uma boa opção para apreciar a Baía de Todos os Santos enquanto se delicia com um sorvete, e se for no final da tarde, temos um belo espetáculo:

o que ver em salvador por do sol



o que vre em salvador a cubana
Tomar um sorvete e curtir um lindo pôr do sol
Aqui existia a Igreja da Sé que foi demolida para a construção da linha do bonde em 1933. Foi erguido este monumento, a "Cruz Caída", como lembrança da antiga Sé. Autoria da obra: Mário Cravo. Passamos por aqui, ao final do nosso tour, momento em que várias pessoas aproveitam para apreciar o pôr do sol e tirar milhares de fotos.

o que ver em salvador cruz caida
Monumento da Cruz Caída, obra de Mário Cravo

o que ver em salvador por do sol cruz caida


Monumentos no Centro Histórico de Salvador


o que ver em salvador fernandes sardinha
Bispos Fernandes Sardinha, eleito o primeiro bispo do Brasil que chegou em Salvador em 1551 e foi devorado pelos índios caetés.

o que ver em salvador zumbi palmares
Zumbi, foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.
Bem, os jesuítas chegaram ao Brasil, junto com Tomé de Souza, primeiro Governador Geral, e receberam de Portugal esta parte do terreno, ou terreiro, na área norte da cidade e construíram uma pequena e frágil igreja, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, chamada de "Sé de palha" e um colégio, o Colégio dos Jesuítas de Salvador. Suas instalações incluíam a atual Catedral Basílica, a área da atual Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, e o Pátio dos Estudos Gerais, na atual Praça da Sé. Sentar na escadaria da Catedral e ficar observando a movimentação é um bom exercício.

o que ver em salvador terreiro de jesus
Terreiro de Jesus por volta das 8h da matina...o burburinho ainda vai começar...rsrs

o que ver em salvador terreiro de jesus

As Igrejas no Terreiro de Jesus

o que ver em salvador terreiro de jesus
Escultura na praça do Terreiro de Jesus, ao fundo Igreja de São Domingos

Considerada a mais imponente do século XVII no Brasil. Inaugurada em 1672, tem uma fachada maneirista, construída com blocos de pedra de lioz trazidos de Portugal. Esta é a quarta igreja a ser erguida neste mesmo local. Esta é a igreja mãe de todas as igrejas de Salvador. Por ser a mais antiga Catedral do Brasil, é onde o arcebispo metropolitano preside os principais atos litúrgicos e é considerado o arcebispo primaz do Brasil.

o que ver em salvador catedral da se

Repare numa edificação na cor laranja, é a Faculdade de Medicina da Bahia criada em 1808, hoje o Museu Afro-Brasileiro, que já recebeu diversos nomes, como Escola de Cirurgia da Bahia, Hospital Real Militar da Bahia e outros. Teve a colaboração do pernambucano José Correia Picanço, que foi professor de Anatomia da Universidade de Coimbra e era cirurgião-mór da Real Câmara. Este instituição foi pioneira em diversas ações: formou a primeira médica diplomada no Brasil, a gaúcha Rita Lobato Velho Lopes, foi a primeira instituição do País no uso clínico dos raios X, abrigou o primeiro laboratório de medicina legal do Brasil e a criou a Gazeta Médica da Bahia, a primeira revista científica do Brasil especializada em medicina.

o que ver em salvador faculdade de medicina
antiga Faculdade de Medicina

Artistas de rua do Pelourinho


o que ver salvador artistas de ruas
Tribal, pintor de camisas

o que ver em salvador artistas de rua ayrupuan
Yrapuan Almeida, artista plástico

o que ver em salvador grupo samba liberdade
Grupo Samba de Verdade

o que ver em salvador atelier enock
Atelier do artista Enock

o que ver em salvador enokk
Enock, artista plástico
É impressionante a quantidade de turistas e moradores que param para admirar os grupos de percussão. E todos querem levar uma lembrança deste momento, são várias fotos e vários vídeos. Eu mesma, tenho vários, alguns estão em meu Canal do You Tube. Este som invade todo Centro Histórico. De longe se ouve e saímos à procura de sua origem. Ao final da apresentação os músicos passam uma cestinha vendendo cd's e pedindo uma contribuição financeira.

o que ver em salvador pelourinho

Eu não sabia, mas o nome oficial deste largo é Praça José de Alencar, mas o nome Pelourinho é uma referência ao instrumento de tortura usado, o pelourinho, que não era só um poste, mas uma punição humilhante que devia servir de exemplo para outros.

o que ver em salvador pelourinho
Sente e aprecie ou levante e dance \O/

            


Igreja com fachada azul claro e torres bem charmosas na cor amarela que foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, constituída em 1685 por negros escravos ou forros que usavam o tempo livre para construir a Igreja. Deixaram de se reunir nos altares laterais das matrizes ou igrejas de convento para terem seu próprio templo religioso. Queriam uma igreja cristã? Não. Os negros que ajudavam a edificar a Igreja ainda não eram cristãos e queriam matar saudades de sua terra, assim construíram um terreiro fechado em que podiam se comunicar livremente sem estar sob o olhar dos feitores e fiscais.

o que ver em salvador igreja rosario dos pretos
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
o que ver em salvador igreja rosario dos pretos

Foi fácil e rápido construir? Não. Entre 1703-1704, existia uma capela modesta. Em 1740, já se tem planos de aumentar a capela e começam a juntar dinheiro para a ampliação. Em 1780, conseguem um construtor com dinheiro, Caetano José da Costa, que assume a dívida do empréstimo para construção da igreja em prestações que levariam 18 anos para serem pagas.

o que ver em salvador igreja rosario dos pretos
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos vista desde Fundação Casa de Jorge Amado
Toda terça a noite é possível assistir cultos católicos ao som de atabaques. Assim, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é acima de tudo um monumento artístico, como também um exemplo da aculturação do negro na Bahia.

o que ver em salvador largo do pelourinho
Largo do Pelourinho
O Pelourinho é o símbolo da luta e perseverança de classes menos favorecidas que até hoje buscam seu lugar ao sol. Não foi á toa que Michel Jackson gravou, em 1996, o clipe da música They Don't Care About Us, aqui no Pelourinho junto com Olodum. Esta música é considerada um hino contra as injustiças sociais. Uma tradução de uma parte da música diz:


"Eu sou vítima da violência da polícia
Estou cansado de ser vítima do ódio
Você roubando o meu orgulho
Oh, pelo amor de Deus
Olho para os céus para cumprir a profecia
Liberte-me"

o que ver em salvador casa michael jackson

Esta Igreja foi construída no início do Século XVIII por Gabriel Ribeiro e financiada por comerciantes do Recôncavo Baiano, sendo a máxima expressão do barroco brasileiro. Foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil. Por mais de um século a fachada, com detalhes muito curiosos, esteve encoberta de argamassa e nos chama atenção o seguinte: a mistura de símbolos pagãos e cristãos, atlantes com asas na cabeça e não nos pés, a existência do adro com recúo que permitia ser visto pela sociedade como parte da Ordem Terceira e ao mesmo estar no interior da igreja.


fachada barroca da Igreja da Ordem Terceira do São Francisco
  • e a Igreja da Ordem primeira e Convento do São Francisco
Ao lado, temos a igreja conventual da Ordem Primeira do São Francisco. Logo na entrada a Gisela faz uma explicação bem didática para explicar como as pinturas no teto são bidimensionais (e hoje achamos coisa de última geração 3D e 4D, rsrs). Basta olhar para a pomba e andar em círculo. É muito interessante!

o que ver em salvador igreja da ordem terceira do sao francisco
Igreja da Ordem Primeira do São Francisco
Este é o maior conjunto de azulejos portugueses do Brasil, sendo a máxima expressão do joanino colonial que chegou ao Brasil entre 1749 a 1750. É considerado pelos especialistas, Santos Simões e José Meco, como segundo maior conjunto azulejar setecentista, perdendo apenas para o Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. Os azulejos vieram de Portugal numerados para que a colocação fosse exata. São 37 painéis com gravuras baseadas numa obra do holandês Otto Van Veen intitulada “Emblemas de Horácio”. Abaixo de cada painel há uma plaquinha em vários idiomas que serve como legenda dos painéis que abordam virtudes, vícios, a vida e a morte. Há alguma relação entre Portugal, arte chinesa e Salvador dentro do Convento franciscano? Tudo muito bem explicado pela Gisela.

o que ver em salvador igreja ordem sao francisco
maior conjunto de azulejos portugueses do Brasil

o que ver em salvador claustro ordem terceira sao francisco
claustro do convento da Ordem Primeira de Sao Francisco

o que ver em salvador convento ordem terceira sao francisco

o que ver em salvador paineis convento ordem terceira sao francisco


Se estima que há entorno de 175 kg de ouro nesta igreja, este foi o valor declarado na época, talvez tenha muito mais.

o que ver em salvador igreja ordem terceira do sao francisco
interior da Igreja, puro ouro...
Vendo tanto ouro ao nosso redor, a Gisela menciona que no século XVIII foi descoberto ouro e diamantes, no Brasil, e uma parte ia para a coroa portuguesa. Por conta disso, Lisboa foi reconstruída pelo Marquês de Pombal após o terremoto de 1755. Havia uma parceria comercial entre Inglaterra e Portugal que sempre estava devendo dinheiro à Inglaterra. Assim, podemos afirmar que a industrialização desta nação foi em parte paga com ouro e diamantes brasileiros. 

Se você só tem apenas um dia para curtir Salvador, estes são os atrativos imperdíveis em Salvador.  Você pode primeiro fazer este roteiro histórico e depois o City Tour Panorâmico.


Agência Tours Bahia
Largo do Cruzeiro de Sao Francisco, 4/6 
Centro Historico 
CEP: 40.020-280 
Salvador - Bahia - Brasil
Tels: (71)9617-8351 (71)9972-3284

Melhores bairros para se hospedar em Salvador:




Siga o Vaneza com Z em: 
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

Este serviço foi realizado mediante cortesia.

Marcadores: , , , , , , , , , ,