Dubai e Rússia - a viagem de Lua Bastos

Que honra poder receber um relato deste sobre um país que não tenho tanto expectativa em conhecer, mas que despertou meu interesse após ouvir as história de Lua Bastos, uma garotinha que já desbravou o mundo e continua com o espírito viajante bem ativo. Vamos saber como foi esta viagem ?


1- Por que este foi o destino escolhido?


Foi por acaso, queria um destino diferente e, encontrei através da operadora New Age, um roteiro raro: Dubai + San Petersburgo + Moscou. Motivação: queria ver como os árabes transformaram um deserto, numa cidade linda, elegante e rica, onde tudo é muito grande, mas, é grande de tamanho mesmo. San Petersburgo, tinha muita vontade de conhecer o Museu Hermitage, o segundo maior do mundo, e a segunda mais importante cidade da Russia.  Moscou, eu tinha uma grande curiosidade por ser uma cidade muito fechada, chamada muitas vezes de cortina de ferro. Tudo isso me fez escolher esse destino.

2- Qual meio de transporte utilizado para chegar até o destino?

Usamos em todo trajeto o avião através da companhia aérea EK Emirates, com exceção de San Petersburgo x Moscou que fizemos de trem. 4h 30' de viagem, super tranquila, numa velocidade de até 230km/h. Tudo aconteceu dentro do previsto e minha nota foi 10.

3- Onde você se hospedou?

Em Dubai, ficamos no Holiday Inn, 4 estrelas, numa excelente localização, a 100m da estação de metrô.

Em San Petersburgo, ficamos no Hotel Marriott, 4 estrelas, localização excelente também, a 500m da estação de metrô. Oferece Wi-Fi gratuito, acomodações  elegantes, em um edifício palaciano ao longo das margens do Rio Neva.

Em Moscou, ficamos no Crowne Plaza Moscou World Trace Centre, um 5 estrelas, localizado a apenas 10 minutos a pé do Expo Centre de Moscou.

Café da manhã maravilho em todos, nada que desagradasse. Os valores das diárias, não sei dizer pq estavam embutidas no pacote.

4- Quais restaurantes você frequentou e o que mais gostou? 

Devido ao tempo curto, o almoço era em shopping ou locais de refeições rápidas. Agora comida varia de gosto, e eu particularmente não gostei da comida árabe. A comida russa é muito boa, eu gostei muito, principalmente a sopa de beterraba e o estrogonofe. Os valores variam muito, na média equivalente a R$ 60,00 .
Além destas comidas rápidas, provamos: estrogonofe e sopa de beterraba.
5- Quais os passeios realizados? 

Os passeios pelo pacote foram:

Em Dubai: City Tour, visita à Cidade Antiga, parada nos pontos turísticos para fotos.
Opcionais: passeio de barco com direito a um jantar, bebida não inclusa. Valor U$ 130,00.
Um dia em Abu Dhabi, sem almoço incluso. Valor U$ 88,00.
Passeio de trem na área da Palm Island, e visita ao Edifício mais alto do mundo com direto à subir até 125° andar. Valor U$ 100,00.
Como o metrô de Dubai é todo de superfície, fizemos um tour, por nossa conta e conhecemos Dubai em sua totalidade. Valor U$ 7,00.
Estas fotos nos dão uma ideia do que é Dubai: ouro é vendido nas vitrines com muita naturalidade, ninguém assalta. Avenidas largas e um dos prédios do Centro Financeiro.


Em San Petersburgo: City Tour,  visita aos pontos turísticos para fotos. Visita ao Museu do Hermitage.

A Catedral do Sangue Derramado ou Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado é uma igreja ortodoxa russa de São Petersburgo. A igreja foi construída no local onde o Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado, vítima de um atentado no dia 13 de março de 1881 (1 de março no calendário juliano, em vigor na época).

Opcionais:Visita à Igreja de São Isaac, e visita à Igreja do Sangue Derramado. Valor, U$ 45,00.
Visita aos Jardins de Pedro o Grande. Valor, U$ 60,00.

Catedral Santo Isaac - é a maior e mais sumptuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo, Rússia. A catedral, dedicada ao padroeiro de Pedro, o Grande, foi construída entre 1818 e 1858 em estilo predominantemente neoclássico, com a inserção de adornos bizantinos.

Em Moscou: City Tour, visita aos pontos turísticos para fotos, destaque para a Praça Vemelha.
Opcionais: Assistir ao Balé de Bolshoi no teatro do Kremlin. Valor, U$ 85,00.
Assistir ao Grand Circo de Moscou. Valor, U$ 145,00.
Conhecer sete estações do metrô de Moscou, que realmente é uma atração à parte. U$ 25,00.
Kremlin de Moscou, sinônimo de "fortaleza" em russo, refere-se a qualquer complexo fortificado encontrado nas cidades russas históricas.
Museu Nacional de História - Sua gama de exposições vai desde relíquias pré-históricas das tribos que habitaram o território russo até obras de arte inestimáveis adquiridas por membros da dinastia Romanov.

Catedral de São Basílio, é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561.

As estações de trem em Moscou, show a parte:



Em todas as cidades os guias falavam português.

Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:
Vaneza com Z Blog de Viagens




6- O que não vale a pena fazer no destino escolhido?

Graças a Deus, não tivemos essa furada, tudo que foi negociado, foi cumprido. Todos os opcionais valeram a pena.

7- O que vale muito a pena? Qual atrativo você mais gostou?

Dubai, vale tudo, é a cidade do futuro, além de bonita é grande, organizada e segura.

San Petersburgo, é maravilhosa, segunda maior cidade da Rússia, depois de Moscou.
Destaques: as Igrejas (ortodoxas), O Palácio de Inverno, destacando dentro dele o Museu Hermitage, o segundo maior do mundo, perdendo só para o Louvre de Paris.

Palácio de Inverno - Foi construído entre 1754 e 1762 para servir de residência de inverno aos czares russos e suas famílias. Em 1764, foi iniciada a construção do Salão Pequeno do Hermitage, que duraria até 1775.

Museu Hermitage - é um museu localizado às margens do rio Neva, em São Petersburgo, na Rússia. É um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância.

Organizado ao longo de dois séculos e meio, o Hermitage possui hoje um acervo de mais de 3 milhões de peças.

Peterhof, palácio de Pedro, o Grande. Originalmente Peterhof, que em alemão significa "Corte/Jardim de Pedro", é um conjunto de palácios e jardins, conhecido como "Versailles Russa"

Moscou, além da história, é uma cidade, grande, limpa, organizada, sem desemprego e segura.
Destaques: as Estações do Metrô, construídas em 1905 a 1917, no governo de Stalin. O complexo de 7 prédios que pode ser visto de qualquer parte de Moscou, também chamado de Sete Irmãos, que foram construídos a pedido de Stalin para comemoração dos 80 anos do regime comunista. Atualmente, cada um possui uma ocupação diferente, como: hotel, universidade, residência e outros...



8- Quais as recomendações para quem quer conhecer este destino?

Segurança, perfeita em todos os destinos.  Câmbio tranquilo, em vários locais inclusive nos hotéis.
Roupa normal, variando com a estação do ano. Em Dubai é muito quente o ano todo, roupas leve, bermuda,  short, tudo pode, só quando for visitar uma Mesquita que tem que usar roupas adequadas.

9- Qual o melhor lugar para fazer compras?

O guia nos levou à alguns lugares, não lembro os nomes, mas aqueles lugares já de parada obrigatória pelos guias, como minha viagem foi só pra passeio, nem fiz questão de olhar nada, "o que os olhos não vêem, o coração não sente" soube que era tudo muito caro. Inclusive queria trazer a Matrioshka ou os famosos Ovos de Fabergé, mas eram tão caros, que desisti. Trouxe só  as fotos, rsrs ...


Em Dubai, tem a Dubai antiga onde encontramos os famosos mercados de ouro e especiarias, os "Souks".

Em San Petersburgo, tem uma rua própria pra compras,  também você encontra de tudo com melhores preços. É a Nevesky, encontra também do número 22 ao 24 a Nevesky Souvenir Shop. Tem aí todos os  tipos de lembrancinhas, e todos os preços.

Em Moscou, tem a Rua Arbat, fica perto da Praça Vermelha, aqui  vc encontra muitas lembrancinhas. Há quem prefira fazer compras no Izmailovsky Market.

10- O que você trás de bom desta viagem para sua vida? 

Bom, Dubai é o futuro, o novo, uma cidade construída em apenas 24 anos, onde tudo funciona, tudo é de primeira qualidade, provando que se o poder público quiser, ele faz, basta ter vontade, dinheiro e honestidade.

Já a Rússia é história, um país comunista, conhecido como  Cortina de Ferro, me surpreendeu bastante,  esperava encontrar uma cidade e encontrei outra. Uma linda cidade, grande, organizada, limpa, segura, sem desemprego, povo feliz, policiais educados, e segundo o guia o presidente Vladimir Putin é querido pelo povo. Pra mim foi um aprendizado muito grande, pude tirar a má impressão tanto dos árabes como dos russos. Valeu muito, e viajar é a melhor injeção para a alma. 

Espero ter contribuído e chegado ao seu objetivo.

________________________________________________________________________
 
Muito obrigada Lu, amamos seu relato que serve de inspiração para todos nós, independente da idade.

Veja outros relatos de leitores convidados:

Cris & Fábio em Puerto Madryn ( Argentina)
Marcelle em Fernando de Noronha
Camila em um fim de semana em Imbassaí (Bahia)
Fernando & Leandro em Santiago (Chile)
Clodoaldo e Família em Salvador
Fernanda Cerqueira em Abrolhos e Cânion do São Francisco
Se você quiser participar, é só falar!

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , ,