A Bahia de Luís Henrique Dias Tavares: a expansão territorial da Bahia

Quando olhamos o mapa da Bahia, não imaginamos que o estado configura como o quinto maior estado do Brasil em extensão territorial e o quarto mais populoso do Brasil. A Bahia faz limite com oito estados brasileiros, são eles: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além de ser banhada pelo oceano Atlântico. Mas como se deu a expansão territorial da Bahia?

luis henrique dias tavares


Bom, graças a historiadores como Luís Henrique Dias Tavares, hoje conhecemos um pouco das expedições feitas desde 1500 para exploração colonial. Primeiro, vamos falar um pouco deste historiador baiano.

Luís Henrique Dias Tavares

luis dias henrique tavares
Foto: Indio
Fonte: Academia Baiana de Letras
O escritor e historiador Luís Henrique Dias Tavares nasceu em Nazaré, Bahia, em 25 de janeiro de 1926. Cursou Geografia e História, com doutorado, pela Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutorado pela Universidade de Londres. Foi jornalista, diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia (1959 a 1969) e professor emérito da UFBA.

Atuou no teatro aos 16 anos e se apresentou no antigo Cine Teatro Jandaia. Foi cronista no Jornal da Bahia e teve obras escritas para novelas como, Não Foi o Vento Que Levou (1996). É autor de vários livros de História, principalmente sobre a Bahia e um deles é o História da Bahia que está em sua 11ª Edição, e para mim, que não sou historiadora, mas amo escrever sobre meu Estado, se torna uma leitura obrigatória.

O capítulo onze deste livro me chamou atenção ao abordar a expansão territorial do nosso Estado através das expedições. Naquela época, o processo de expansão envolvia conquista, posse e povoamento que decorria do enfrentamento de obstáculos naturais, rios, matas e serras e a resistência dos povos Tupi, Jê e Kariri. Vamos acompanhar estas expedições e redescobrir a Bahia descrita por Luís Henrique Dias Tavares.

O que eram as expedições?

Segundo Luís Tavares, as expedições baianas são inferiorizadas pela história em relação às bandeiras paulistas. O que se chamou de bandeira em São Paulo, é chamada de entrada na Bahia. Todas tinham como objetivo conquistar novas terras e guerrear com os nativos, tudo sob o comando dos capitães de patente real. Estas sempre seguiam o curso dos rios. Algumas importantes expedições:





Conheça a Chapada Diamantina em 3 dias com agência
Conheça a Cachoeira do Buracão
Conheça a Cachoeira da Fumacinha






Conheça as belezas de Juazeiro e Petrolina (PE)
Conheça a primeira Vila do Recôncavo, Jaguaripe
Conheça Cabaceiras do Paraguaçu, a cidade do poeta Castro Alves
Conheça Morro do Chapéu






Conheça o Castelo Garcia d'Àvila em Praia do Forte 
Conheça a Praia do Forte
Conheça a Reserva Sapiranga
Conheça o Projeto Baleia Jubarte com a Portomar






Conheça Jacobina, a Cidade do Ouro
Conheça Caldas do Jorro, uma estância hidromineral no Sertão
Conheça o Parque Estadual de Canudos

O estudo dessas expedições serviu de base para as negociações dos convênios de limites territoriais firmados entre a Bahia e outros Estados de 1919 a 1926.

É importante lembrar que nestas conquistas de território milhares de índios foram dizimados e outros se rendiam ao cristianismo buscando refúgio nas aldeias formadas pelos jesuítas. Hoje, os locais citados neste post, são visitados por milhares de pessoas que buscam conhecer as belezas naturais e a cultura local.

Se você quer uma ajudinha para desenvolver seu roteiro pela Bahia de maneira prática, clique na imagem abaixo:


Para um maior entendimento da história da Bahia, recomendo a leitura de História da Bahia, 11ª Edição, de Luís Henrique Dias Tavares, Editora Unesp.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva da rede Viaje pelo Nordeste, confira outros textos de outros blogueiros:

Vamo Comigo:A Campina Grande de Jackson do Pandeiro
Viaje Leve: Capiba, o maior compositor de frevo pernambucano
Idas e Vindas da Carol: Rios, pontes e overdrives: inspirações de Chico Science
Juntando Mochilas: O Recife de Ariano Suassuna
Compartilhe Viagens: os mártires de Cunhaú e Uruaçu: os novos santos brasileiros são do Rio Grande do Norte
SOS Viagens: Natal/RN: a cidade de Câmara Cascudo

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , ,