quarta-feira, 19 de abril de 2017

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é um certificado internacional devido a boa qualidade da água e boa estrutura turística. Ou seja, se você foi em Ilha dos Frades há mais de 2 anos, tudo mudou, e para melhor.



Como Chegar


E eis a resposta: de barco.
  • Madre de Deus -para chegar em Ponta de Nossa senhora, só barcos fretados. Para chegar em Loreto ou Paramana, barcos regulares que fazem transporte dos moradores que custa algo perto de 4 reais cada trecho.
  • Centro Náutico - há várias agências que ofertam o passeio que custa de 45 a 150 reais. Fiz com a Apolônio Turismo e gostei. Veja detalhes aqui.
  • Ribeira - daqui saem escunas que são fretados para passeios entre amigos. Se você quiser, junta uma turma boa e faz este passeio. Vale muito a pena.

Roteiros

saindo de Madre Deus = Loreto + Paramana + Guadalupe

Fretando um barco, você tem a liberdade e comodidade de parar onde quiser, mas isto tem seu preço, a partir de 150 reais para o trajeto ida e volta até Guadalupe. Negocie. Os barcos que fazem transporte regular dos moradores, só vão até Paramana. Se você resolver sair de Madre, pode descer em Loreto, curtir a praia que parece uma piscina e depois ir caminhando até Paramana, onde tem bares e restaurantes e de lá voltar para Madre de Deus.



saindo do Centro Náutico = Guadalupe + Ilha de Itaparica

Os passeio são muito parecidos. Saem as 9h do Terminal, vão até Ponta de Nossa Senhora, levam mais ou menos 2:30 e depois seguem para Ponta de Areia na Ilha de Itaparica onde se pode fazer um passeio para conhecer Itaparica ou almoçar o buffet que é servido no Restaurante Manguezal, parceiro das agências. Vale a pena fazer, embora o tempo em Pta de Nossa Sra de Guadalupe é pouco. Estes passeios não vão em Loreto.




saindo da Ribeira = Loreto + Paramana + Gadalupe

Na verdade, o roteiro fica a critério de cada organizador do passeio. O que participei há alguns meses foi conforme acima. Saímos as 8h, passamos um tempinho em Loreto, não pudemos descer em Paramana pois o píer estava quebrado, seguimos para Guadalupe e passamos a maior parte do tempo lá. Retornamos as 16h acompanhando um belíssimo pôr do sol.

Um contato que tenho é do Raimundo 71 98804-6680 dono da embarcação Bóia. A locação da escuna custa entorno de 2.500 a 3 mil reais. Não sei exatamente a capacidade lotação das escunas, mas um bom passeio é com no máximo 50 pessoas.



Estrutura turística

É de tirar o chapéu! Tem banheiros, chuveiros, lixeiras, escadas, píer confortável, inclusive com sistema sonoro de chamada dos passageiros dos barcos, mapas, sinalização, mirantes e segurança. E por tudo isso se paga 6 reais no Terminal Hidroviário de Guadalupe. Nos últimos dois anos Ilha dos Frades mudou muito.




Sinalização, calçamento e limpeza

Hospedagem -  em Guadalupe você encontra uma hospedagem simples de Sr Manoel (71 98517.3859/ 99254.0428). São casinhas de madeira para até 2 pessoas e a diária custa 40-50 reais com ou sem café da manhã. Mas se você quiser hospedagens para alugar ou para mais pessoas, tem casas de veraneio. Peguei o telefone de Sr Raimundo (71 98624.6180), veja com ele  como são as casas e os valores. Em Paramana tem casas de veraneio, em Loreto não tem nenhuma hospedagem.

Restaurante - por enquanto, na praia de Guadalupe, tem apenas barracas bem simples que servem bebidas e petiscos. Em breve, vai abrir o Preta ( o famosíssimo que tem em Ilha de Maré). E por lá vi o restaurante Mundus, mas estava fechado. E essa história em dizer que tudo lá é caro, não é verdade. As coisas comercializadas nas barracas tem o preço justo de um local turístico. Em Paramana tem bares e restaurantes. Em Loreto não tem restaurante.

Para economizar, leve seu lanche, sua farofa e divirta-se!

Um terminal de primeira



Atrativos deste passeio

Igreja da Penha

No alto, Igreja do Bomfim

Cidade Baixa e Cidade Alta


Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:
Plataforma, Subúrbio, antiga fábrica São Brás

Igreja Nossa Senhora do Loreto



água cristalina de verdade

Praia de Paramana



Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, vista do mirante Outeiro dos Carneiros


a volta é pra fechar com chave de ouro!



E você sabia que a Ilha dos Frades tem várias praias? Confira o mapa abaixo:

  • Praia da Costa
  • Loreto 
  • Paramana 
  • Ponta de Nossa Senhora 
  • Tobar 
  • Viração


 E você, já conhece a Ilha dos Frades? Gostou do passeio?

11 comentários :

  1. Sim, conheço. Já estive por aí um par de vezes mas não lembro quando foi a última vez. Concordo com você: é um passeio muito legal, especialmente para quem gosta de mar. :)

    ResponderExcluir
  2. Não conheço, mas fiquei com vontade de conhecer, hein?!
    Lindo lugar! Fiquei logo me imaginando nestas águas cristalinas e quentinhas!

    ResponderExcluir
  3. Super dica para quem vai a Salvador ou que vive lá. O lugar parece muito lindo. Muito bacana o post. Parabéns! Já fui à Bahia mas não sabia desta Ilha.
    Abs, Marlise

    ResponderExcluir
  4. Sou dessas da farofa meeeeeeeeesmo! Levo minha comidinha pra comer felizona hahahah tudo pra economizar e aproveitas lugares lindos como a Ilha dos Frades <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser pobre é ruim mas ser farofeiro é viver no inferno.

      Excluir
    2. Zé Mundico ... deixe de besteira.
      Farinha cara do jeito que tá, ser farofeiro é elogio e luxo, rsrs.

      Excluir
  5. Oi Vaneza... Não conheço a Ilha dos Frades, mas adorei saber que ela tem uma praia com Bandeira Azul (eu trabalho com análise de água e amo essas coisas ha ha ha). Fiquei surpresa com o terminal e com a qualidade da estrutura do lugar. Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo eim! E esses pores do sol ? Sensacionais !!!
    Adorei as dicas e fotos
    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  7. Gente! Não sabia da existência deste paraíso. Este passeio até a ilha dos Frades parece ser incrível. Curto muito este contato com a natureza. Post muito massa!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu não tive a oportunidade de conhecer, mas sua dica já está anotada! Em minha próxima viagem à Bahia, certamente irei até esta ilha.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nunca tinha ouvido falar. Que lugar bacana! Bom conhecer os arredores de Salvador!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...