Sustentabilidade e simplicidade: a casa do Vilmar e família

Quando pensamos no conceito de sustentabilidade, nos vem à mente aqueles grandes projetos dos cientistas e ativistas do meio ambiente. Mas sabia que são pequenas ações no dia a dia que contribuem para tornar o nosso lar, o planeta Terra, um lugar mais agradável? Vou apresentar para vocês a casa da Diana e do Vilmar, uma família que tive a honra de conhecer em Jacareacanga, sudoeste do Pará.

encontrou a casinha do Gilmar & Diana?rsrs

Fui convidada pela Diana para um almoço num sábado. Quem me levou foi o esposo dela. Eles moram um pouco afastados do centro, então fomos de moto. Muita emoção, rsrs. Passamos alguns buracos, subimos algumas ladeiras e avistei uma casinha de madeira, solitária, junto à floresta no alto de um morro. “Nós moramos ali!”, disse o Vilmar. Eu fiquei perplexa e animada.


Chegamos à casa e o Vilmar começou a me apresentar suas inventividades. Uma placa solar que alimenta uma bateria e  fornece energia para a casa toda permitindo que a Diana use por exemplo, uma máquina de lavar. Ele comprou alguns equipamentos pela internet e montou tudo. Ou seja, não pagam um centavo de energia pro governo e contribuem positivamente com o meio ambiente.

Ao redor da casa, puseram uma tela para impedir a entrada de insetos e ao mesmo tempo manter a ventilação. Moram três pessoas nesta casa, e é relativamente pequena, porém é o espaço necessário para todos. Tem até uma redinha, pra uma soneca depois do almoço.


A Diana, é muito inteligente. Plantou temperos verdes numas garrafas PET e pendurou ao redor da casa. Eles captam água da chuva e de um igarapé próximo da casa. A água usada para lavar pratos, ela reutiliza para regar as plantas. Ao redor da casa, ela plantou também árvores frutíferas, raízes, abacaxis.


O banheiro eles montaram do lado de fora com lona e cavaram uma fossa.  Embaixo da casa, o que parece ser uma espécie de porão, tem uma rede e futuramente será a cozinha, espaço que Dona Diana gosta muito, rsrs. Pude ver e provar alguns produtos da região como uma excelente tapioca com recheio de leite condensado, hum... Tive uma pequena explicação de como é feito o tucupi, o que me parece ser um caldo amarelo da mandioca.

tucupi

uma das poucas coisas que não gosto na região norte: isso que eles chamam de farinha

cumaru
Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:
Uma grande vantagem da localização desta casa é a ventilação. Vento é artigo de luxo na Região Amazônica onde faz um calor terrível. O Vilmar desmatou esta área de assentamento (o que é permitido por lei) e construiu a casa no alto do morro, assim a ventilação é excelente. Eu disse que ele desmatou, porém não foi toda a área, apenas uma pequena parte para que pudessem construir, plantar e criar animais. A madeira usada para construir a casa foi a mesma do desmatamento.

área desmatada para criação de gado

entrada da floresta. Ouvi história de onça...


minha amiguinha Graziela e os abacaxis de lá que  são grandões
Diante de tamanha simplicidade desta família, e como tudo funciona muito bem de maneira prática, me pergunto: por que desperdiçamos tempo e energia acumulando e querendo coisas desnecessárias? Por que o simples é atraente, mas incomoda muita gente? O que é ser feliz tendo o sustento e com o que se cobrir e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente? 

Finalizo com estas imagens que estarão gravadas para sempre em minha memória e coração:



Muito obrigada Diana, Vilmar e Graziela!

Outros posts sobre o Pará:
Alter do Chão
Reflexão sobre a Região Aurífera do Tapajós

Marcadores: , , , ,