Pelourinho: Restaurante Cantina da Lua

Caetano Veloso, Zézé Mota, Gilberto Gil, Chico Buarque, Riachão, Martinho da Vila e tantos outros artistas já passaram por aqui. Daí você pensa: é caro e pega turista. Vou logo te avisando: engano seu!  Se você visitou o Pelourinho e não foi ao Cantina da Lua, sua visita está incompleta. Um lugar simples, bem localizado e coordenado por uma figura ilustre da Bahia. Confira:


Camarão com banana da terra


O Restaurante foi inaugurado em 1945 tendo como dono Roberto Santos. Em 1971, quem assume é o Clarindo Silva que acompanhou a transformação do Pelourinho que estava decadente e com o passar dos anos foi revitalizado e ganhou notoriedade mundial. Ou seja, estamos falando de um estabelecimento com 70 anos de tradição. E te digo, estar ativo, hoje, no Pelourinho é ser um símbolo de perseverança.


Clarindo Silva e o Cantina da Lua
Foto retirada do site bahia.com.br
E o Clarindo Silva, dono do Cantina da Lua, é o símbolo desta luta de valorização do Pelourinho e da cultura e culinária baiana. Já recebeu várias homenagens, entre elas, o livro "Clarindo Silva, o Dom Quixote do Pelourinho".Aos 76 anos, trabalhando 18 horas por dia, ele estará lá para te receber. Embora tenha vários funcionários, ele tem o maior prazer te dar um abraço especial, bem apertado, limpar sua mesa e servir sua comida. Fala baixinho e está sempre bem arrumado com sua roupa branquíssima. Uma simpatia!

Uma muqueca servida por esta ilustre figura

Fui com uma amiga de Lisboa que estava aqui de férias. Almoçamos por lá. Pedimos uma muqueca de camarão com banana da terra que custou 68 reais e dá para até 3 pessoas. Assim, comemos e nos fartamos...rsrs. Não esquecendo da cerveja geladíssima. Mas nada que as subidas e descidas no Pelourinho não desgaste com facilidade.Levamos uns 20 minutos esperando nossa muqueca, e como disse Clarindo: " É uma espera que vale a pena." E como valeu!

Farofa, arroz e pirão como acompanhamento
O ambiente é cosmopolita. Ouvimos o som ao vivo do peruano Tamis com a salsa, merengue e outros ritmos latinos. Nas mesas, baianos, cariocas, pernambucanos, franceses, alemães, enfim, gente do mundo todo que se encontra no Cantina. Do restaurante dá para ver a movimentação de capoeiristas, turistas e do povo no Terreiro de Jesus. O atendimento é simpático independente se você é turista ou não. 

Ambiente cosmopolita e ao mesmo tempo familiar e som ao vivo
E quer saber sobre o Pelourinho? Bate um papo com o Clarindo Silva. E como encontrar o restaurante? Super fácil. Um casa amarela na esquina da rua no Terreiro de Jesus, Na dúvida, é só perguntar, todo mundo conhece.

O restaurante também tem serviço de buffet a quilo, mas achei fraco, porém é barato e pra quem quer economizar vale a pena. Assim, prefiro o serviço a la carte de moquecas a serviço do buffet a quilo.


Cantina da Lua
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, 2, Pelourinho.
Horário:11h as 1h
Telefone:+55 71 3322.4041/ 3241.7383
Email:falecom@cantinadalua.com.br

Se foi ao Pelourinho, conheça também: Santo Antônio Além do Carmo,  Museu Abelardo Rodrigues

Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.

Marcadores: , ,