Ushuaia: passeio pelo Canal Beagle

Avistar carmoranes, ver lobos marinhos, ver o Farol Les Éclaireurs e para completar ver os pinguins na Isla Martillo. Tudo isso só é possível, com o passeio pelo Canal Beagle que é realizado durante todo ano em condições climáticas favoráveis. Quer saber como é? Então vamos lá!

Vista de Ushuaia e as Cordilheiras dos Andes


Saindo do Brasil: através das cias aéreas Latam e Aerolíenas Argentinas.
Saindo de Punta Arenas: numa viagem de 12h através de algumas empresas. Confira neste post.
Saindo de El Calafate:


Saindo de El Chalten: ir de ônibus até El Calafate e de lá seguir viagem.

Para roteiros de carro saindo de Buenos Aires, seguem alguns relatos:
Experiencia Viajera
Encontre Mi Lugar
Para Onde Fomos
Auto Entusiasta


Confira neste post como gastar menos de 100 pesos por dia. Para mim, alimentação por lá não é barata. Por isso, é importante pesquisar antes.


Não recomendo para ninguém o Hostel que fiquei um tal de Hush. Por isso, clique no banner abaixo e leia comentários acerca das hospedagens. Este é outro item caro em Ushuaia e em sua maioria, estão localizados na mesma rua. Você pode fazer tudo na cidade caminhando, inclusive ir até o Glaciar Martial.




Por volta das 14:30 saímos do porto de Ushuaia. Primeiro, fui até a agência Canoero, que fica atrás do Centro de Informações Turísticas, para entregar o voucher da agência com a qual contratei o serviço, a Brasileiros em Ushuaia. Cobra-se uma taxa de 15 pesos antes do embarque. 

Se quiser, você pode ir direto na agência Canoeiro e contratar o passeio, mas eu preferir contratar todos os passeios pela Brasileiros em Ushuaia por causa do suporte que eles oferecem em toda sua estadia na cidade e o transfer de/para Aeroporto que é uma cortesia. O Mário, da Brasileiros em Ushuaia, é muito atencioso e prestativo. Além disso, este passeio saiu mais barato e como cortesia fui até a pinguinera.


Catamarã da Canoero no cais de Ushuaia

Conforto e serviço de bar dentro da embarcação
Fazia muuuito frio e dentro do catamarã estava uma temperatura muito confortável. Porém, as atrações do passeio estam do lado de fora. Mesmo com todo o vento gelado e forte, os turistas não querem perder a paisagem que nos cerca. Temos uma vista panorâmica da cidade e ao passo que nos afastamos, as Cordilheiras nos acompanham.
Glaciar Martial
Através do sistema de som, a guia passa informações da localidade. Ushuaia é um nome de origem indígena e significa baía funda. Velejadores de todo mundo, encontram em suas água tranquilas, segurança para atracar durante muito tempo. Daqui partem navios e cruzeiros em suas expedições e trabalhos de pesquisa na Antártica que se encontra a apenas 1mil km . 

O Canal Beagle leva o nome do navio britânico HSM Beagle, comandado pelo australiano Philip Parker King que foi substituído por Robert FitzRoy e em sua segunda viagem, teve Charles Darwin como passageiro. O Canal possui cerca de 240 km de comprimento e uma largura mínima de 5km. Navegamos por parte destes 240 km admirando a vida animal da Patagônia em especial a dos leões marinhos, carmoranes e os pinguíns.

Assim, primeiro chegamos bem perto da ilha dos Pássaros. Aqui é a colônia deles. Olhando rapidamente parecem pinguins, mas são aves tipo pelicano que tem uma plumagem semi impermeável que permite mergulhar com facilidade em grandes profundidades, assim são grandes predadores.
Ilha dos Pássaros

Carmoranes e leões marinhos em convivência pacífica
O passeio continua, e chegamos na Ilha dos Lobos. Colônia reprodutiva apenas dos leões-marinhos. No entanto, foi aqui que descobrir as diferenças entre leões marinhos e elefantes marinhos que na verdade são bem visíveis. Os leões marinhos possuem uma espécie de juba, orelhas e se apoiam nas nadadeiras. Emitem um som bem alto, como se fosse o rugido de um leão. Os machos são marrons e as fêmeas tem uma cor mais alaranjada.Um macho pode ter várias fêmeas e seu período de acasalamento vai de agosto a dezembro e os filhotes nascem entre dezembro e fevereiro.

Leões-marinhos na Ilha dos Lobos



Continuamos o trajeto e avistamos o Farol Les Éclaireurs ( Os Iluminadores) que não é o farol do fim do mundo citado por Jules Vernes que na verdade é o Farol San Juan de Salvamento, localizado na Ilha dos Estados. O Farol Les Éclaireurs foi nomeado por Luis Fernando Martial, capitão da expedição francesa La Romanche entre 1882 e 1883. O Les Éclaireurs, testemunhou o naufrágio da embarcação Monte Cervantes em 1930. Utiliza energia solar para funcionamento automático.
Farol Les Éclaireurs

Funciona automaticamente


A partir daqui navegamos por mais alguns minutos e por causa do vento gélido, entramos no catamarã. Porém, na parte superior há um local em que podemos ficar apreciando a vista sem receber tanto vento. Alguns, preferem um barco menor para este passeio. Mas acho que este maior, é mais confortável e proporciona uma visibilidade melhor mesmo dentro da embarcação.

Chegamos na pinguinera e os turistas ficaram eufóricos. Eu não me animei muito pois faria o passeio em que se caminha na pinguinera no último dia. Percebi que o nosso barco foi o que levou mais tempo, cerca de 10-15 minutos na Isla Martillo e o que chegou mais próximo.
Chegamos bem pertinho da Isla Martillo

Pinguins magalhânicos
Depois de cumprir o trajeto voltamos para Ushuaia, enquanto isso, observamos Puerto Williams, um porto chileno na Ilha Navarino. 
Puerto Williams, território chileno
Quando estava em Punta Arenas, a dona do hostel me disse que Ushuaia não era a cidade mais próxima do fim do mundo e sim Puerto Williams. Fiquei chateada, rsrs. Daí, neste passeio, minha chateação caiu por terra ou por água. Puerto Williams não é cidade, e sim porto e tem uma população bem menor que Ushuaia. Se Puerto Williams crescer e ultrapassar Ushuaia em número de habitantes, aí sim, será considerada a cidade mais austral do mundo. Assim, como Cabo Horn, território chileno, é considerado o povoado mais austral do mundo.

Ilha Navarino
Na Ilha Navarino encontra se as montanhas que por seu formato recebe o nome de dentes de Navarino e onde se realiza o treking mais austral do planeta. A volta é entendiante, pois já olhamos tudo e agora é só navegar. Por isso, entrei e fui tirar uma soneca até chegarmos em Ushuaia. Mas seguramente este é um passeio recomendadíssimo!

Brasileiros em Ushuaia
San Martin nº 870 - Ushuaia - Argentina
+54 2901 422157
Valor do passeio : 1200 pesos argentinos
Eles parcelam os passeios em até 12x


- leve agasalho, gorro, luva, cachecol mesmo no verão. Faz muito frio fora da embarcação;
- leve um lanche também, na volta não terá muita coisa para fazer;
- prefira uma embarcação maior e mais confortável;
- a navegação é tranquila e não causa enjôo;
- baixe o E-Book  de Ushuaia com dicas e outros passeios. Clique aqui:




Trilha Laguna Esmeralda
Pinguinera e Estância Harberton
Trilha Parque Nacional Terra do Fogo
Glaciar Martial
Museu do Fim do Mundo
Comer em Ushuaia por menos de 100 pesos, é possível?


Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

O Blog Vaneza com Z possui parceria com a empresa ou serviços citados no texto.

Marcadores: , , ,