Chile: de Curicó até Iloca e mais, Lago Vichuquén

Tem coisas na vida que não conseguimos fazer sozinhos, uma delas é conhecer lugares fora do roteiro turístico popular. Amigos queridos, Loreto & Eric, que moram em Curicó, me apresentaram localidades belíssimas na regiao de Maule, a 7° Região do Chile,  que fica a mais ou menos 4 horas de Santiago. Tomei um ônibus no terminal Alameda em Santiago e cheguei em Curicó depois de 2:30h. Deveria ter saído mais cedo, mas não foi possível. A passagem custou 4.400 mil pesos(R$23) pela TurBus. Ônibus confortáveis, os mesmos que vão para Viña del Mar e Valparaíso.

De carro, percorrendo o vale de Curicó até a costa de Licanten...

Após uma calorosa recepção, fomos para nosso roteiro de carro. A estrada de Curicó até a costa é liiinnnda. Passamos por várias vinhas e paramos em uma delas, a Raíces. Vinhos de 2500 a 4 mil pesos. A casa é linda, tem magnólia que é uma árvore com flores enormes e super cheirosas. Me parece que é muito comum no Chile. Vi desta, na Concha y Toro também.

Vinha Raíces

Flor magnólia, um perfume inesquecível...

Casa da vinha Raíces florida de hortências.

Regiao de Maule, produtora de excelentes vinhos.

Mas algo marcante, foi provar figos tirados ( quase roubados, rsrs) diretamente do pé. Na verdade, eram brevas, é o primeiro fruto da figueira. Gente, são deliciosos!

Brevas, primeiro fruto da figueira.
Seguimos pela carretera (rodovia) J-60, morrendo de fome até chegarmos em Duao, uma praia próxima de Iloca que foi atingida por tsunami em 2010.
Almoçamos no Restaurante Duao. Decoração linda, tudo de madeira.

Decoracao rústica, muito bonita!
E o que comemos? Ah, eu provei de quase tudo. E tudo muito gostoso.

Locos, molusco exclusivamente chileno.

Paila marina, uma mistura de mariscos e peixes locais.

Chupe de marisco, queijo e mariscos.

Empanada frita de macha, um molusco da costa chilena.

E a vista, sem comentários:




Daqui, avistamos gaivotas, cisnes e outras aves passeando nas águas geladas do Pacífico e tive a oportunidade de molhar meus pés na praia de Lipimavida:

Praia de Lipimavida

Mas o tour continua, fomos comprar sucos de papaya e mermelada e quem nos atendeu foi esta simpatia:

Senhor Felipe, nos levou para conhecer sua plantação de papaya.
Ele te faz provar todos os doces. Há opções para quem é diabético também. Depois te leva na plantação de papayas. 

Pé de papaya, muito parecido com o mamão.

Alcayota, fruta que parece uma melancia e serve para fazer doce.

Variedade de doces que você pode provar. Um mais gostoso que o outro...
Agora vamos conhecer o lago da região, o lago Vichuquén. A história conta que este era um local de encontro de bruxos e seu nome é de origem mapuche, significa lago cobra, devido ao seu formato. Enfim, a verdade é que o lago é lindíssimo. Ao redor, pinheiros e eucaliptos. Não chegamos muito perto porque as propriedades particulares bloquearam o acesso. Este é um local de veraneio de pessoas ricas da região. Para ver o lago, mesmo que de longe adentramos uma floresta com estrada de terra, que é mal sinalizada, houve momento em que nos perdemos, mas passou alguém e perguntamos.

O lindo Lago Vichuquén

Lago Vichuquén bem de pertinho.
Pajonales Tilicura, não dá pra ver, mas os pontinhos brancos,
 são cisnes brancos de pescoço negro.
Daí, conhecemos de carro, a cidade de Vuchuquén. Casas sem grades, varandas largas e floridas.


Entrada da cidade de Vichuquén.


Casas belamente ornamentadas com flores...
Voltamos para Curicó e na beira da estrada paramos para comprar sandias( melancia), melão, milho e etc. Gente, as frutas chilenas são saborosíssimas!  E o vendedor foi de uma gentileza incrível, foi em casa e buscou um melão docinho, geladinho e cortou para que pudéssemos provar.

Pois é, se você na próxima viagem ao Chile quer alugar um carro em Santiago e ir até o sul, conheça esta região, vale a pena. Durma em Curicó e siga o seu roteiro.

Aos queridos amigos, obrigada!
Chegamos em Curicó a noite e felizes da vida. Foi corrido o roteiro, mas foi o suficiente para que eu volte para conhecer mais esta região e acima de tudo rever os amigos.

Mapa do trajeto:


Gostou do passeio? Deixe seu comentário, sugestões ou dúvidas abaixo.

Marcadores: , , , , , , , ,