Praia Santo Antônio do Diogo, Litoral Norte da Bahia

Você pode conhecer várias praias do Litoral Norte da Bahia, mas a praia de Santo Antônio na Vila do Diogo é uma das menos visitadas. Que continue assim, por um bom tempo. E o mais interessante é que a rústica praia do Diogo tem como vizinha a praia de Sauípe, onde fica o badalado Resort Costa do Sauípe.

As jangadas na Praia do Santo Antônio


Como chegar em Praia do Diogo Bahia




A Estrada do Coco é uma reta com acesso a diversas praias, sempre a direta ( sentido Norte). É uma estrada muito bem conservada e tem pedágio. Basta colocar no Google Maps: Praia do Diogo Bahia e você encontrará Praia de Santo Antônio. Depois que você traçar a rota, pé na estrada! São 73 km e gasta-se mais ou menos 1 hora.

Observe as placas de sinalização. Depois de Imbassaí, calcule 5km e verá uma placa de madeira na vertical com a palavra Diogo. A entrada é de pedras e ao longo do caminho tem várias pousadas e campings.

Início da BA-099 ou Estrada do Côco em frente ao Aeroporto

Já que você vai trafegar pela BA 099, não deixe de conferir alguns atrativos da Estrada do Coco que liga Salvador a Sergipe. Uma das paradas interessantes quando você estiver indo pro Diogo, é o mirante de Imbassaí que é simples, mas que proporciona uma vista panorâmica do litoral.

Vista do mirante de Imbassaí

Onde ficar em Diogo na Bahia


As opções em Diogo são muito bem avaliadas no Booking. Considero um destino excelente pra lua de mel e pra quem estar de carro. Assim você terá o Litoral Norte todo a sua disposição.

Pousada Roana
Pousada Too Cool
Pousada Casa Vermelha

Há alguns campings e considero um dia ir acampar por lá.

Camping Canto da Terra
Camping Tendal ( possui apartamentos também)


O que ver em Diogo na Bahia


Chegando na Vila e temos duas opções:

- ir com o carro até o Rio, atravessar a ponte a pé para fazer a trilha pelas dunas que dá acesso a  Praia de Santo Antônio, ou
- estacionar o carro na Vila mesmo e andar até o Rio e seguir a trilha.

Já fiz os dois, rsrs. E é super tranquilo.

Entrada do Diogo, ao fundo a mangueira do restaurante
Estacionamento e a ponte que dá acesso às dunas

Trajeto pela Dunas até Santo Antônio do Diogo


Como éramos as primeiras a chegar na área, ficamos um pouco com medo quando no final da ponte avistamos três rapazes sentados conversando. Esperamos alguém aparecer e daí seguimos com mais quatro mulheres. Atravessamos as dunas com areias branquinhas e o sol ainda não estava tão forte.

Primeiro: atravesse a ponte sobre o rio Imbassaí

Segundo: ande pelas dunas

Terceiro: siga o caminho já tracejado
E por fim, olha só que maravilha:
Agora é só desfrutar deste pedacinho de Paraíso
Você pode se perguntar: e se eu me perder neste areal? Bem, não dá pra se perder por que o caminho já é tracejado e há sempre alguém transitando no local.

Como era uma segunda feira, um feriado, encontramos uma barraca fechada e ali armamos nosso acampamento com nossas cangas, lanches e sacolas. Outras pessoas fizeram o mesmo. Deixamos nossas coisas arrumadinhas e partimos para o reconhecimento do território. Andamos de Santo Antônio até a praia de Sauípe pela areia sentido norte. Foi então, que avistamos uns sombreiros e ficamos curiosas em saber o que era, caminhamos uns vinte minutos e alcançamos o resort Costa de Sauípe. No trajeto, há poucas barracas e todas são de madeira com banheiro e chuveiro.




Aproveitamos para bisbilhotar o Complexo Sauípe. A praia em frente ao Costa de Sauípe não é aqueeela praia, mas há uma grande faixa de areia e formação de piscinas naturais. Ótimo para crianças.




Tomamos um banho de mar prolongado. comemos uns petiscos e almoçamos no Restaurante Sombra da Mangueira que fica na entrada do Diogo. Os preços nas barracas de praia do Diogo são razoáveis. As muquecas variam de R$60-110 para até 4 pessoas. Algumas barracas aceitam cartão.




Haja fôlego!

Praia de Santo Antônio, sinônimo de rusticidade
Nossa dúvida era comprar algum day use de algum resort no Litoral Norte da Bahia ou conhecer a Vila do Diogo. Acho que fizemos uma boa escolha, rsrs.


Trajeto de carro até Santo Antônio do Diogo



Estive em Diogo em Novembro de 2018 e desta vez, além de visitarmos a Vila do Diogo e almoçarmos no Sombra da Mangueira, fomos pela estrada de terra até a Vila de Santo Antônio e o local continua agradável, rústico e a cara da Bahia:

indo de carro até a Vila de Santo Antônio, você anda só esse pedaço até a praia





Na vila de Santo Antônio há restaurantes e o preço é justo. Dá para desviar da BA 099 e conhecer a Praia de Santo Antônio rapidinho? Claro que dá! É um trajeto curto de 1km por estrada de terra. Pode levar a galera que vai ser massa!





Praia do Forte 
Imbassaí
Barra do Itariri
Baixio
Vilas do Atlântico


Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , ,